
[2020] Griots modernos: por uma compreensão do uso de alegorias como recurso retórico em filmes africanos, tese defendida no Póscom/UFBA.

[2025] “A tradição oral em Kadjike (2013) de Sana Na N’Hada“, texto publicado no livro Cinemas em Português. XVI e XVII Jornadas (2025).

[2025] “Cine del oído: oralidad, memoria e identidad en los cines africanos de lengua portuguesa“, texto publicado em coautoria com Paulo Cunha na Área Abierta. Revista de comunicación audiovisual y publicitaria.

[2025] CINÉMAS DU FUTUR, texto curatorial para ciclo de filmes da Cinémathèque Afrique do Institut Français [versão em francês].

[2025] “O meu lugar de fala como realizador é africano, guineense, português, alentejano, europeu e brasileiro: uma conversa com Welket Bungué“, texto publicado em coautoria com Paulo Cunha no livro Cinema na luta na Guiné-Bissau (2025). [em breve]

[2025] Minimalismo musical com ritmo africano: a música no filme Félicité (2017), de Alain Gomis, texto publicado em coautoria com Luiza Alvim na revista FAMECOS.

[2025] Soleil Ô (1967): a experiência migrante como retórica da revolução nos cinemas africanos, texto publicado no livro Cinema e Migração (2025).

[2025] ÉCRANS D’AFRIQUE: um panorama crítico de filmes africanos, texto publicado nos Anais da XII Semana da África na UFRGS.

[2025] Sobre pássaros e gaiolas, texto publicado na Revista Crítica de Cinemas Africanos.

[2025] O branco cinema negro da África do Sul, texto publicado na Revista Crítica de Cinemas Africanos.

[2025] Heroínas do cotidiano: a presença feminina nos filmes de Ousmane Sembène, artigo publicado no livro Escritos de autoria feminina: estratégias de resistências.

[2025] Welket Bungué, a Balanta griot in transit, texto em coautoria com Paulo Cunha publicado no Journal of African Media Studies (JAMS).

[2024] Minimalismo com ritmo africano: a música no filme Félicité (2017), de Alain Gomis, texto em coautoria com Luiza Alvim publicado nos Anais do 47º Intercom.

[2024] África de viajantes: tensões entre o etnográfico e o autobiográfico no documentário Notas para uma Oréstia africana, texto em coautoria com Francisco Alves Junior publicado no livro Pensar o Documentário [Vol. 3].

[2024] Cinemas africanos nas histórias e teorias do cinema, texto em coautoria com Ana Camila Esteves e Jusciele Oliveira em Dossiê para A BARCA.

[2024] Teoria de Cineastas: a busca por perspectivas globais, resenha para a revista Aniki.

[2024] Cinema como reconstrução de identidades: comentários sobre African Diasporic Cinema: Aesthetics of Reconstruction (2020), resenha para a revista A BARCA.

[2024] O griot vai ao cinema: as tradições orais nos filmes de Dani Kouyaté, texto para os Anais da XXVI SOCINE.

[2024] Figurações de África: das fronteiras ficcionais da alteridade em produções audiovisuais, em coautoria com José Francisco Serafim e Sandra Coelho publicado no livro Territórios Pscicossociais.

[2023] O canto das vozes esquecidas: as tradições orais no cinema de Assia Djebar, artigo em coautoria com Guilherme Maia para a revista Comunicación.

[2022] Ecos pós-coloniais em dois filmes africanos: as canções em Soleil Ô e Touki Bouki, texto em coautoria com Guilherme Maia para revista Eco-Pós.

[2022] A voz narrativa em Terra sem Pão: entre o conhecimento e a encenação, texto em coautoria com Francisco Gabriel Rêgo para o livro Pensar o documentário [Vol. 2].

[2022] Cinemas Africanos: pesquisa e curadoria em língua portuguesa, texto em coautoria com Ana Camila Esteves e Jusciele Oliveira para o livro Cinema em Português (XIV Jornadas).

[2021] Divina Memória: a religiosidade no cinema como um caminho à ancestralidade, texto em coautoria com Taissa Dias para o livro Cinema Negro Baiano.

[2021] La grammaire de la grandmère ou da oralidade como poética cinematográfica, texto para os Anais da XXIV SOCINE.

[2020] A música do filme e a experiência musical africana: alguns comentários sobreum trabalho em andamento, tradução de texto do Andrew Kaye em coautoria com Everaldo Asevedo para MusiMid.

[2020] De corpos periféricos ao cinema de autorrepresentação: entrevista com Welket Bungué, texto em coautoria com Ana Camila Esteves e Jusciele Oliveira para Rebeca.

[2020] Etnografia de tela e semiopragmática: um diálogo entre metodologias de análise fílmica, texto em coautoria com Alfredo Taunay Colins para Avanca.

[2020] Alegorias fílmicas: uma proposta de análise dos filmes Nhá fala (Minha fala, 2002) e A república di mininus (A República das Crianças, 2012) para o livro Cinema e outras artes III.

[2020] O metacinema como estratégia de reescritura pós-colonial: uma leitura de O enredo de Aristóteles (1996) para o livro Cinemas Africanos Contemporâneos.

[2019] As duas faces da guerra ou da história tecida entre memórias, artigo em coautoria com Francisco Alves Junior para Imagofagia.

[2019] Cinemas africanos e os meandros da visibilidade, artigo em coautoria com José Francisco Serafim e Ana Camila Esteves para Famecos.

[2019] Memórias de luta, registros da guerra: a potência política das imagens em Spell Rell de Filipa César, artigo em coautoria com Paulo Cunha para Vazantes.

[2019] Que cinema africano? Uma reflexão conceitual para a revista Perspectiva Histórica.

[2019] Entre narrativas: cinemas africanos e cultura oral, texto para catálogo da Clássicos Africanos.

[2019] O segredo das hienas, texto para o catálogo da Mostra de Cinemas Africanos.

[2019] Alegoria no cinema africano: um olhar sobre República di mininus de Flora Gomes, artigo para os Anais do XV ENECULT.

[2018] Da dimensão histórica na análise de estilo em obras de arte: contribuições de Bourdieu, artigo para Palíndromo.

[2014] Desenhando rasuras, encenando conflitos: evangélicos em invenção no cinema brasileiro para os Anais do X ENECULT.

[2013] Personagem evangélico: um novo eixo para pensar a subalternidade no cinema brasileiro?, artigo para os Anais do IX ENECULT.

